Euro 2012

 

 

Partilhar Notícia

 


 

Patrocínio
Ferramentas
Estatísticas

 


 

Séculos de rivalidades entre Portugal e Espanha revividos com jogo da meia final

Publicado

As rivalidades com Espanha têm mais de 500 anos e, por muito que se diga que já passaram, efetivamente, à História, ainda há quem olhe de lado para "nuestros irmanos". No dia em que a rivalidade passa para as quatro linhas, a TSF falou com o sociólogo Boaventura Sousa Santos para tentar perceber se as rivalidades entre Portugal e Espanha ainda fazem sentido.

 

 

O ditado «De Espanha nem bons ventos, nem bons casamentos» é antigo, muito antigo, e já teve uma razão de ser mas, nos dias de hoje, já pouco tem de verdade.

Boaventura Sousa Santos respondeu ao desafio da TSF e aceitou falar das rivalidades seculares entre Portugal e Espanha.

O sociólogo considera que «existe uma certa arrogância espanhola por causa do seu tamanho (geográfico) e isso vê-se através do Produto Interno Bruto (PIB) português que é cerca de 2 por cento da Europa, ao passo que o de Espanha é mais de 20 por cento». Ainda assim, Boaventura Sousa Santos depressa chega à conclusão que, «nesta altura, as rivalidades entre portugueses e espanhóis pouco ou nada fazem sentido porque Portugal criou a sua identidade história que se está a ver com a presença de capitais angolanos timorenses e brasileiros» e isso não aconteceria «se Portugal fosse parte de Espanha».

«Ainda me lembro quando os meus pais iam a Espanha comprar muitos produtos que não existiam cá» e o que é certo é que a Espanha «fez um ataque enorme a toda a nossa produção de bolachas, rebuçados e chocolates». Boaventura Sousa Santos lança uma gargalhada quando é confrontado com um sentimento de competição para com os espanhóis e afirma que «quando se aposta num mercado livre, quem tem unhas é que toca violão e isso foi o que a Espanha fez».

O sociólogo e professor catedrático refere que, em questões de rivalidade com Espanha, essa acabou quando Portugal conquistou a democracia, em 1974, e isto porque também a Espanha chegou ao final da ditadura por volta dessa altura. «Essa rivalidade anterior e esse desprezo recíproco de países que não se estimam mudou muito, na medida em que a transição democrática ocorre ao mesmo tempo».

Inês Santos
Ler Artigo Completo (Pág.1/2) Página seguinte


Reacções no Twitter

Comentários

Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. A TSF reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado



Siga-nos em
 

Pub 



Schneider Electric - TSF Destaque 300x100
Continente UVA D'OURO 2014 TSF 300x100
DESTAQUE LATERAL: Código verde
Pub 

Inquérito

 

Com que expectativa encara o futuro pós-troika?

Positiva
Negativa
Não sabe/Não responde
Outros Inquéritos
VotarVer Resultados

 


Futebol

Liga Zon Sagres
Resultados
Próx. Jornada
Classificação
1 - Benfica (73)
2 - Sporting (66)
3 - FC Porto (58)
4 - Estoril (50)
5 - Nacional (44)
6 - Marítimo (37)
7 - Sp. Braga (36)
8 - V. Setúbal (35)
9 - Académica (33)
10 - V. Guimarães (31)
11 - Rio Ave (31)
12 - Arouca (28)
13 - Gil Vicente (28)
14 - Belenenses (24)
15 - P. Ferreira (23)
16 - Olhanense (21)
ver mais


Blogues TSF

 

 

Tempo em Lisboa

 

Dados fornecidos por Wunderground
Hoje
º | º
Amanhã
11º | 18º
Sexta
13º | 17º
ver mais

 


 
Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled