
Sporting - Nacional
Global Imagens
O Sporting e o Nacional da Madeira empataram, esta noite, em jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal de futebol, disputado em Alvalade.
Sem pressão, os madeirenses preocuparam-se em defender, deixando o ataque para os "leões", que perderam o melhor marcador desta edição da prova logo aos 11 minutos.
Wolfswinkel lesionou-se (foi substituído por Bojinov) e o ataque do Sporting encontrou novos protagonistas. Primeiro em João Pereira, que depois de vários toques na área, rematou ao lado, ao minuto 17, depois em Matías Fernandez, que disparou à entrada da área por cima de Vladan, e finalmente em Insua, que na resposta a um canto, cabeceou para fora (25).
O Nacional ameaçou aos 31 minutos, com Rondon a não chegar a um cruzamento de Skolnic. Seria apenas um aviso para o que aconteceu cinco minutos depois, quando o mesmo Rondon, em resposta a um livre marcado por Candeias, não falhou ao primeiro poste.
Domingos fez entrar Carrillo para o lugar de Renato Neto, mas os contratempos sportinguistas continuaram, com Polga a perder uma bola e Candeias a aproveitar o erro para correr isolado até à baliza e, sem se deixar intimidar pela presença de Rui Patrício, fixar o marcador em 2-0 mesmo em cima do intervalo.
Com as substituições esgotadas (entrou Capel), o Sporting apareceu dinâmico e perigoso, com Matias Fernández a testar Vladan na entrada da área, obrigando o guarda-redes do Nacional a uma boa defesa.
O desejo de golo dos "leões" atrapalhou a equipa, com as sucessivas aproximações à área madeirense a revelaram nervosismo e ansiedade, bem espelhados na melhor oportunidade de golo, perdida sucessivamente por Bojinov, isolado e de baliza aberta, e por Carrillo, que na recarga atirou para as nuvens, ao minuto 61.
O Sporting só tranquilizou com a expulsão de Márcio Madeira (67), momento determinante para que os "leões" voltassem a tomar as rédeas do jogo e conseguissem chegar ao golo, através de Elias, aos 75.
Vladan, obrigado a um despertar tardio no encontro, evitou o mais que pode o inevitável empate, protagonizando uma série de grandes defesas e negando a Elias o segundo golo.
Mas o Sporting não desistiu de sair de Alvalade com o empate e, ao sexto minuto de compensação, com toda a gente na área, Rui Patrício incluído, fez a festa do golo de Schaars, que conseguiu que o seu livre evitasse a confusão e fosse parar dentro das redes do Nacional.
A segunda mão das meias-finais está marcada para 8 de Fevereiro, com o vencedor desta eliminatória a defrontar na final a Académica ou a Oliveirense, último representante da Liga de Honra.
Equipas:
- Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Onyewu, Anderson Polga, Insúa, Renato Neto (Carrillo, 42), Elias, Schaars, Matias Fernandez, Van Wolfswinkel (Bojinov, 11) e Jeffrén (Diego Capel, 46).
Suplentes: Marcelo, Evaldo, Bojinov, Diego Capel, Carrillo, Arias e André Martins.
- Nacional da Madeira: Vladan, Claudemir, Neto, Danielson, Stojanovic (Márcio Madeira, 46), Andrés Madrid, Todorovic, Skolnik (Elizeu, 70), Candeias (Edgar Costa, 62), Diego Barcellos e Mário Rondon.
Suplentes: Marcelo, Juliano, Anselmo, Edgar Costa, Oliver, Márcio Madeira e Elizeu.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Stojanovic (31), João Pereira (35), Skolnik (53), Márcio Madeira (56 e 67), Vladan (57), Onyewu (69), Diego Barcellos (72), Schaars (86), Todorovic (86), Neto (90+5), Claudemir (90+5), Andrés Madrid (90+6) e Danielson (90+7). Cartão vermelho por acumulação para Márcio Madeira (67).