O Benfica venceu, esta noite, o Beira-Mar por 3-1, em encontro antecipado da 23ª jornada da Liga. Com esta vitória, os "encarnados" mantêm a diferença de um ponto para o líder.
Corpo do artigo
Veja aqui as melhores jogadas deste encontro.
O Benfica nunca chegou a precisar de impor um andamento forte ao jogo, até entrou pouco inspirado, e o Beira-Mar cedo deixou entender não ter capacidade para criar problemas sérios aos "encarnados".
Mesmo a jogar a um ritmo próximo de um treino, o Benfica chegou ao golo aos 26 minutos, praticamente na primeira jogada bem congeminada de envolvimento pelas alas, com Witsel, hoje a fazer de Maxi Pereira como lateral direito, a cruzar para Cardoso encostar para o fundo das redes e abrir o marcador.
Jorge Jesus lançou Nelson Oliveira como titular, a fazer dupla com Cardozo, mas foram notórias as dificuldades do jovem avançado perante uma defesa fechada e a falta de entrosamento com o paraguaio.
Só quando o Beira Mar se atrevia a subir um pouco mais no terreno e a expor-se, abrindo espaços no seu meio-campo, é que Nelson Oliveira dava um ar da sua graça, lançado de trás para a frente, fazendo alarde da sua velocidade.
Estava o jogo num ritmo repousado, com o Beira-Mar incapaz de estender as suas transições até à área do Benfica, quando os "encarnados" chegaram ao segundo golo através de Gaitán, num dos poucos lances em que Cardozo conseguiu rodar de costas para a baliza e oferecer o golo ao argentino.
A questão ficou assim arrumada antes do intervalo. Na segunda parte, a equipa de Jorge Jesus chegou ao terceiro golo logo aos 48 minutos por Cardozo, após um toque de calcanhar de Nelson Oliveira.
O Benfica acionou o "modo de gestão" e foi tentando controlar a posse da bola, permitindo ao Beira-Mar mostrar-se mais afoito a sair para o ataque, esforço que acabou por ser premiado com um golo já em período de compensações, por Cássio, que entrara a substituir André Marques, aos 58 minutos.
Com este triunfo, o Benfica manteve o segundo posto e voltou a ficar a um ponto do FC Porto, que venceu hoje na Madeira o Nacional por 2-0, podendo os lisboetas serem alcançados no sábado, caso o Sporting de Braga vença o Feirense na deslocação a Santa Maria da Feira.
Ficha do jogo:
Marcadores:
1-0, Cardozo, 26'
2-0, Gaitán, 44'
3-0, Cardozo, 48'
3-1, Cássio, 90+1'
Equipas:
- Benfica: Artur, Witsel, Luisão, Jardel, Emerson, Javi Garcia, Bruno César (Nolito, 64), Aimar (André Almeida, 65), Gaitán, Nélson Oliveira (Rodrigo, 75) e Cardozo.
Suplentes: Eduardo, Nolito, Rodrigo, Miguel Vítor, Saviola, André Almeida e Capdevila
- Beira-Mar: Rui Rego, Nuno Lopes, Bura, Yohan Tavares, André Marques (Cássio, 58), Jaime (Nildo, 58), Dias, Zhang, Balboa, Artur (Abel Camará, 74) e Joãozinho.
Suplentes: Paes, Élio, Nildo, Atila Turan, Dudu, Abel Camará e Cássio
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bruno César (61) e Witsel (88).