O Sporting foi afastado da final da UEFA futsal Cup ao ser goleado por 5-1 pelo FC Barcelona, que precisou apenas da primeira parte, na qual os "leões" estiveram irreconhecíveis, para resolver o desfecho da partida.
Corpo do artigo
O FC Barcelona, cuja equipa reúne alguns internacionais das duas melhores seleções do mundo, a espanhola e a brasileira, abafou literalmente o Sporting, praticando um futsal de grande dinâmica, agressividade e sentido coletivo, ao qual aliou a qualidade técnica individual dos seus jogadores.
A supremacia catalã foi sendo materializada com toda a naturalidade aos 3, 9, 11 e 17 minutos, de tal modo que Orlando Duarte decidiu correr todos os riscos, ainda antes do final da primeira parte, ao optar pelo guarda-redes avançado na tentativa desesperada de fazer um golo que abrisse uma porta de esperança aos leões.
No entanto, mesmo com superioridade numérica de um jogador de campo, o Sporting não conseguiu criar problemas sérios ao FC Barcelona, nem reduzir a diferença antes do intervalo.
Na segunda parte, Orlando Duarte manteve a opção pelo guarda-redes avançado, alternando Alex e Leitão na posição, e, finalmente, o Sporting deu uma ideia mais próxima da sua capacidade perante um FC Barcelona que baixou o bloco e passou a gerir a confortável vantagem.
O Sporting só não chegou mais cedo ao golo porque na baliza dos catalães estava Paço Sedano, com protagonizou algumas defesas de categoria, e que a equipa foi competente a circular a bola em busca de uma brecha na defesa adversária, em função das poucas situações de que o FC Barcelona beneficiou para explorar a ausência de um guarda-redes de raiz na baliza "leonina".
O quinto golo dos catalães, aos 31 minutos, soou a injusto para um Sporting, que já justificava amplamente o grande golo assinado por Djo, aos 32 minutos, a pôr um pouco de justiça no resultado e a premiar a boa segunda parte dos "leões", face a um FC Barcelona que se limitou a uma gestão do resultado na etapa complementar.
O Sporting vai agora disputar o jogo dos terceiro e quarto lugares no domingo, a partir das 16h00, frente aos italianos do Marca Futsal, que foram hoje derrotados pelos russos Dínamo de Moscovo por 3-0, equipa que vai disputar a conquista do troféu no mesmo dia com o FC Barcelona.
Ficha de jogo:
Marcadores:
1-0, Ari, 3'
2-0, Wilde, 9'
3-0, Igor, 11'
4-0, Javi Rodriguez, 17'
5-0, Igor, 31'
5-1, Djo, 32'
Equipas:
- FC Barcelona: Paço Sedano, Ari, Saad, Lin e Wilde. Jogaram ainda: Cristian (g.r.), Torras, Gabriel, Javi Rodriguez, Igor, Fernandão e Lozano.
- Sporting: João Benedito, Marcelinho, Pedro Cary, João Matos e Leitão. Jogaram ainda: Cristiano (g.r.), Paulinho, Djo, Alex, André e Japa.
Árbitros: Gabor Kovacs (Hungria) e Oleg Ivanov (Ucrânia)
Ação disciplinar: cartões amarelos para Lozado (17), Djo (17), Cristiano (17) e Torras (37)