O Grupo B é considerado o "grupo da Morte", com teoricamente três equipas a lutarem por duas vagas: Portugal, Alemanha e Holanda. A TSF relembra alguns dados sobre o apuramento das seleções que compõem este grupo.
Corpo do artigo
A Dinamarca regressa depois de falhar o Euro 2008 e surge como 'outsider', mesmo tendo ganho o grupo de qualificação a Portugal.
A Alemanha é a grande favorita ao primeiro lugar. Depois Holanda e Portugal surgem como seleções que vão discutir o segundo lugar.
Joachim Löw quer que a Alemanha mostre coragem, enquanto Huntelaar sente a Holanda no pico das capacidades. A Dinamarca pretende medir o que vale «frente aos melhores», são frases utilizadas pelos adversários de Portugal, a poucos dias do arranque do Europeu.
A Alemanha foi a primeira seleção a qualificar-se para a fase final, a 2 de Setembro passado, quando derrotou a Áustria por 6-2.
O Euro2012 será a 11ª presença consecutiva dos alemães numa fase final.
A Holanda que perdeu na final do Mundial de 2010 foi a equipa mais concretizadora da fase de qualificação, registou a sua vitória mais folgada, quando goleou San Marino por 11-0.
Desde que atingiu a final do Euro 2004, Portugal tornou-se presença assídua nas fases a eliminar das grandes provas de seleções.
No entanto, a quinta participação consecutiva na fase final do Europeu esteve em risco quando Paulo Bento substituiu Carlos Queiroz no comando técnico da seleção, decorridas apenas duas jornadas - e um ponto.
Paulo Bento conseguiu levar portugal ao play-off com a Bósnia e aí obteve o passaporte para a Ucrânia e Polónia.