
Pedro Fraga
Direitos Reservados
O remador olímpico português Pedro Fraga venceu hoje a prova de skiff (LM1x) da Taça do Mundo II, em Eton Dorney, em Inglaterra, alcançando a sua primeira vitória num evento deste nível.
Na mesma pista onde alcançou o quinto lugar em double scull nos Jogos Olímpicos Londres2012, na companhia de Nuno Menes, Pedro Fraga ganhou a final A, com o tempo de 6.57,02 minutos.
Aos 500 metros, o português era apenas quinto classificado, mas a meio da prova (1.000) já liderava e não mais largou o comando até ao final.
O vice-campeão europeu, que relegou dois dinamarqueses para os lugares mais baixos dos pódio, ganhou com uma margem confortável de perto de três segundos sobre Steffen Jensen, segundo (6.59,80), e Andrej Bendtsen, terceiro (7.00,24).
O remador do Porto, de 30 anos, alcança o ouro pela primeira vez, depois da medalha de prata nos Europeus de Sevilha, já este ano, também em skiff. Para trás, numa carreira dedicada essencialmente ao double scull juntamente com Nuno Mendes, Pedro Fraga conquistou a prata nos Europeus de 2012 e 2010 e o bronze em 2011.
Animado por uma vitória que considerou «gratificante», o remador olímpico traçou como objetivo ganhar uma medalha ou mesmo alcançar o título nos Mundiais de remo, em skiff.
«Agora ainda temos mais uma Taça do Mundo, antes dos Campeonatos do Mundo. O objetivo passa por manter uma boa prestação da próxima Taça do Mundo, daqui a três semanas. Depois são os Campeonatos do Mundo [em agosto, na Coreia do Sul] e vou lutar por uma medalha ou tentar ganhar», frisou Pedro Fraga, que vai manter-se no skiff nas próximas competições, garantindo no entanto que o ciclo Rio de Janeiro2016 é para fechar em double scull.