
Peniche
Global Imagens/Jorge Amaral
A etapa portuguesa do circuito mundial de surf foi retomada esta manhã, na praia de Supertubos, em Peniche, com a segunda ronda, de repescagem, depois de quatro dias à espera de ondas.
«Já estamos com a prova na água desde as 08:30. As ondas já apareceram boas, o vento ainda não sabemos bem o que vai fazer durante o dia mas, por enquanto, as condições já estão muito boas e a prova está "on"», avançou o diretor da prova em Portugal, Francisco Spínola.
Em declarações à TSF, Francisco Spínola sublinhou que «esta é uma das etapas mais importantes», que poderá «coroar o campeão do mundo em Portugal, porque é a penúltima etapa das dez do World Tour».
«Tanto o Kelly Slater como o Mick Fanning são os dois potenciais candidatos ao título e ainda estão em prova e a emoção vai ser seguramente até ao final», acrescentou.
Após ter sido disputada a primeira eliminatória, na quarta-feira, a nona e penúltima etapa do circuito vai ser retomada com o embate entre o "wildcard" português Francisco Alves e o australiano Mick Fanning, campeão do Mundo em 2007 e 2009 e atual líder do circuito.
O segundo embate da ronda vai opor o também "wildcard" luso Frederico Morais ao norte-americano Kelly Slater, campeão do Mundo 11 vezes e atual segundo do "ranking" mundial.
A prova esteve parada durante quatro dias à espera de ondas. Nesses dias, os surfistas «foram à Nazaré, ao Guincho, outros ficaram a treinar nos Supertubos, foram ao futebol ver a Seleção Nacional, foram visitar Lisboa e Óbidos», contou Francisco Spínola.