Em declarações ao Jornal de Negócios, o ministro das Finanças disse que é «necessário recorrer aos mecanismos de financiamento disponíveis no quadro europeu».
Corpo do artigo
O ministro das Finanças, em declarações ao Jornal de Negócios, entende que Portugal tem de pedir ajuda desde já no «quadro europeu».
Num conjunto de perguntas feitas por escrito, Teixeira dos Santos explicou que «perante esta difícil situação, que poderia ter sido evitada, entendo que é necessário recorrer aos mecanismos de financiamento disponíveis no quadro europeu».
«Tal exigirá, também, o envolvimento e o comprometimento das principais forças e instituições políticas nacionais», acrescentou o titular da pasta das Finanças.
Teixeira dos Santos adiantou ainda que este pedido de ajuda se justifica porque o «país foi irremediavelmente empurrado para uma situação muito difícil nos mercados financeiros».