
Américo Amorim
DR
O empresário Américo Amorim é o homem mais rico de Portugal com uma fortuna avaliada em 2,587 mil milhões de euros, partilhando o pódio com Alexandre Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo.
Em ranking que será divulgado na quinta-feira, a revista Exame analisou o conjunto das 25 maiores fortunas de Portugal, concluindo que os ricos estão mais ricos 17,8 por cento face a 2010, valor influenciado, diz a revista, pela valorização das participações de Américo Amorim e pela subida em bolsa da Jerónimo Martins.
O total das 25 maiores fortunas equivale a 10,1 por cento do PIB português de 2010, a preços de mercado, indica ainda a Exame, relembrando que Américo Amorim, que tem como grandes ativos as participações na Corticeira Amorim e na Galp Energia, lidera a lista dos mais ricos pelo quarto ano consecutivo.
Já Alexandre Soares dos Santos, presidente do conselho de administração da Jerónimo Martins, sobe do quarto para o segundo lugar no ranking deste ano, com uma fortuna de 1,917 mil milhões de euros.
Em 2011, diz a Exame, Soares dos Santos foi o português que mais viu o seu património aumentar: 88,9 por cento, para os 1,9 mil milhões de euros. Quando o 'ranking' da revista surgiu, em 2004, o empresário tinha uma fortuna de 330 milhões de euros.
Belmiro de Azevedo, por seu turno, registou uma subida de 1,1 por cento da sua fortuna em 2011 para 1,3 mil milhões de euros, caindo contudo do segundo para o terceiro lugar na tabela da Exame.