A ministra espanhola da Economia afirmou que «não é uma boa notícia» a Moody's ter colocado sob vigilância negativa a dívida, destacando que isso não pressupõe para já uma descida do rating do país.
«A Moody's, ao ter colocado sob vigilância negativa a dívida soberana espanhola, não supõe que haja uma baixa do rating, apenas e unicamente que a revisão se decidirá dentro de três meses», salientou a ministra Elena Salgado.
Em declarações à rádio espanhola Onda Cero, a governante destacou o facto de a Moody's ter decidido manter a dívida da Espanha em Aa2, a terceira mais elevada em termos de classificação.
Segundo Elena Salgado, a decisão anunciada pela Moody's «é semelhante» à que foi tomada recentemente na Itália, país que a ministra recordou ter sofrido, particularmente nas últimas semanas, a instabilidade dos mercados.
A Moody's defende também que as decisões assumidas na última Cimeira Europeia sejam postas em prática da maneira mais rápida e transparente possível.