Há pensionistas que estão a ser notificados de que as reformas vão ser cortadas para metade. A denúncia foi feita pelo Bloco de Esquerda que pede explicações ao ministro da Segurança Social.
Corpo do artigo
São casos, afirmou a bloquista Mariana Aiveca, que se referem a pensionistas que recebem da Caixa Geral de Aposentações (CGA) mas também da Segurança Social e que no conjunto das duas recebem cerca de 500 euros.
«O Instituto da Segurança Social não pode escrever uma carta a informar hoje que este mês estes pensionistas vão ter um corte na sua pensão para metade. Estamos a falar exactamente de pessoas que no conjunto das duas pensões tinham pensões à volta de 500 euros, ou seja, 200 e poucos euros da CGA e 300 euros da Segurança Social, e estou a falar de um caso concreto», denunciou Mariana Aiveca.
«O que a Segurança Social informa é que esta pensão de 303 euros passará para 180 euros. Portanto, o que nós queremos é que se clarifique esta situação porque os pensionistas, que por sinal são os mais pobres dos pobres, merecem ser tratados com dignidade», acrescentou.