Portugal já recebeu quase 40 mil milhões de euros do empréstimo do FMI e da União Europeia, mais de metade do valor total acordado com as instituições em maio do ano passado.
Corpo do artigo
De acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público no seu boletim mensal, Portugal terá recebido 39.610 milhões de euros provenientes do FMI, do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) e do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF).
Destes 39.610 milhões de euros, 19.935 milhões de euros dizem respeito à primeira tranche do empréstimo internacional, 11.572 milhões de euros à segunda tranche e 8.103 milhões de euros da última tranche, desembolsada após a segunda revisão favorável por parte da missão da 'troika' que avalia o Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF).
Já em janeiro, Portugal recebeu do FEEF e do MEEF 4.250 milhões de euros relativos à terceira tranche do empréstimo.
Assim, em apenas oito meses as instituições internacionais já deram mais de metade do total do empréstimo de 78 mil milhões de euros, sendo que destes, 12 mil milhões de euros só podem ser utilizados para a recapitalização da banca.
Retirando o valor destinado à banca, Portugal já tem atualmente quase dois terços do valor total acordado com a 'troika'.
[Texto escrito conforme o novo Acordo Ortográfico]