Partilhar Notícia

 


 

Patrocínio
Ferramentas
Estatísticas

 


 

Vítor Gaspar admite aumento das dificuldades

Publicado

O ministro das Finanças admite que os dados disponíveis sobre a execução orçamental traduzem «um aumento significativo nos riscos e incertezas». Porém, Vitor Gaspar reafirma o objetivo de cumprir o défice para 2012. PSD acredita que é possível. BE culpa austeridade.

 

 

Vítor Gaspar, que falava no Luxemburgo, no final de uma reunião dos ministros das Finanças da zona euro, indicou que «a informação disponível sobre o comportamento das receitas não é positivo», pois «de facto, verificaram-se valores abaixo do esperado para a receita fiscal e para as contribuições para a segurança social».

«Estes dados disponíveis traduzem um aumento significativo nos riscos e incertezas que estão associadas às expetativas orçamentais. O Governo está determinado a cumprir o teto para o défice de 4,5 por cento para 2012, mas estamos totalmente conscientes de que o esforço necessário para atingir este valor é muito importante», declarou.

Vítor Gaspar sublinhou que está em curso no país «um ajustamento sem precedentes na história recente de Portugal», e a execução orçamental para 2012 é «muito exigente», pelo que, deste ponto de vista, «não é surpreendente» que se tenha de enfrentar mais riscos e incertezas.

Insistindo que «o Governo está determinado em cumprir o défice de 4,5 por cento para 2012» e que Portugal não tomará a iniciativa de pedir «nem mais tempo, nem mais dinheiro», Vítor Gaspar voltou todavia a lembrar que os parceiros do Eurogrupo já disseram repetidamente que se Portugal continuar a cumprir as condições do programa, mas se enfrentar dificuldades no regresso aos mercados por circunstâncias que não pode controlar, «estão disponíveis para prestar o apoio adicional necessário para assegurar o sucesso» do programa.

«Esta garantia de apoio, este mecanismo de seguro, é para nós um ativo precioso e um fator muito importante para o sucesso» do programa, disse.


 

 


Reacções no Twitter

Comentários

Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. A TSF reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado



Siga-nos em
 

Pub 



DESTAQUE LATERAL: Saber Inovar 2014
Continente UVA D'OURO 2014 TSF 300x100
Cofidis 300x100 27-31 julho
DESTAQUE LATERAL: Portugal Família - Prémio MAM
Douro Empreendedor - TSF Destaque
DESTAQUE LATERAL: Código verde
Pub 

Inquérito

 

Estas férias vão ser muito diferentes das do ano passado?

Sim
Não
Sem opinião
Outros Inquéritos
VotarVer Resultados

 


Futebol

Vídeos Liga
ver mais
Liga Zon Sagres
Resultados
Próx. Jornada
Classificação
1 - Benfica (74)
2 - Sporting (67)
3 - FC Porto (61)
4 - Estoril (54)
5 - Nacional (45)
6 - Marítimo (41)
7 - V. Setúbal (39)
8 - Académica (37)
9 - Sp. Braga (37)
10 - V. Guimarães (35)
11 - Rio Ave (32)
12 - Arouca (31)
13 - Gil Vicente (31)
14 - Belenenses (28)
15 - P. Ferreira (24)
16 - Olhanense (24)
ver mais


Blogues TSF

 

 

 


 
·

 

 
·

 

 
·

 

 
·

 

 

Tempo em Lisboa

 

Dados fornecidos por Wunderground
Hoje
19º | 32º
Amanhã
18º | 31º
Quinta
18º | 28º
ver mais

 


 
Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled