Este dado foi revelado no dia em que a Associação Portuguesa de Seguradores confirmou resultados positivos de 173 milhões de euros das seguradoras.
As seguradoras têm cerca de seis mil milhões de euros em dívida portuguesa, cerca de metade da dívida soberana detida, indicou a Associação Portuguesa de Seguradores.
No primeiro semestre de 2012, as seguradoras que trabalham em Portugal tiveram resultados positivos de 173 milhões de euros, mais 19 por cento do que nos primeiros seis meses de 2011.
Apesar dos resultados positivos, registou-se uma descida de 22 por cento dos clientes nos PPR, tendo o ramo Vida registado uma descida de 28 por cento.
Migeul Guimarães, da Associação Portuguesa de Seguradores, explicou que «há uma alguma transferência para produtos de outros setores, nomeadamente do setor bancário, pelas razões que conhecem».
«Há também uma redução da poupança em termos absolutos da poupança dos particulares, que obviamente se reflete também nos produtos de poupança do setor segurador».
Este responsável da APS aludiu ainda ao «cortes de incentivos fiscais, que terá eventualmente menos impacto que as outras duas variáveis».
Miguel Guimarães adiantou ainda que «79 por cento das 43» seguradoras «teve resultados positivos no primeiro semestre de 2012 e só nove tiveram resultados negativos neste período».
No setor segurador, estão disponíveis 2,6 mil milhões acima do que é exigido, uma margem de solvência bem positiva para cobrir os sinistros que estão a registar uma queda generalizada, com exceção para os acidentes de trabalho.