A CIP considerou que o «Governo colocou nos carris corretos a discussão» sobre a TSU. Já a CAP entende que medidas que envolvam redução de rendimento têm de ser melhor explicadas no futuro.
Corpo do artigo
A CIP disse ter ficado satisfeita com o recuo do Governo em relação à TSU e lembrou que esta medida deveria ter sido inicialmente discutida «em sede de concertação social».
Após a reunião desta segunda-feira da concertação social, o líder da CIP considerou que o «Governo colocou nos carris corretos esta discussão».
António Saraiva anunciou ainda que a CIP vai avaliar com o Governo a proposta da CIP para aumentar em 30 por cento o imposto sobre o tabaco e ainda uma outra proposta da CGTP.
Por seu turno, a CAP apelou ao Governo para que da próxima que anunciar medidas tem de explicá-las melhor para que os portugueses as possam entender.
«Quaisquer medidas que tenham o caráter de diminuir o rendimento dos portugueses têm de ser muito bem explicadas ao país e muito bem fundamentadas», adiantou o líder da CAP.
João Machado lembrou ainda que se tem de verificar se estas medidas «são justas e são transversais a toda a sociedade» e frisou que situações em que falta a «equidade social e a paz social» não podem voltar a acontecer.