
Cavaco Silva
Reuters
Ao receber um prémio das mãos do Rei de Espanha, Cavaco Silva frisou que a atual crise «não pode ser ultrapassada com os esforços individuais de cada Estado».
O Presidente da República considerou que os parceiros europeus devem «reconhecer o esforço» dos governos ibéricos e o «modo responsável» como os povos português e espanhol estão a «suportar os sacrifícios exigidos».
Em Madrid, ao receber o prémio Nueva Economia Forum das mãos do Rei de Espanha, Cavaco Silva sublinhou que se está a «enfrentar uma crise particularmente dura e que não pode ser ultrapassada com os esforços individuais de cada Estado».
«Exige uma resposta europeia coerente e eficaz e exige uma coresponsabilidade sem falhas de Estados e instituições europeias», frisou.
Para Cavaco, «se a União Europeia persistir na política de meias-medidas, de avanços e recuos, a desconfiança dos cidadãos sobre o projeto europeu continuará a agravar-se seriamente».
«É responsabilidade dos líderes europeus mobilizar os cidadãos e recuperar a confiança. A integração europeia continua a ser - não duvidemos - o caminho certo para garantir a paz e a prosperidade», adiantou.