O Banco Espírito Santo (BES) quer comprar o Banco Gallego, uma instituição regional espanhola que tem ativos de 4,6 mil milhões de euros e mais de 180 balcões.
Corpo do artigo
A notícia foi avançada, esta tarde, pelo Diário Económico, que apurou a informação junto de fontes de mercado espanholas.
O Banco Gallego é neste momento controlado pela NovaCaixagalícia, banco que foi intervencionado pelo fundo público espanhol de reestruturação da banca, em 2011, e está atualmente à venda.
O Diário Económico avança que o processo formal de venda ainda não foi aberto, mas já há potenciais candidatos espanhóis e movimentações para a sua aquisição.
A decisão do conselho de administração do BES terá sido tomada na passada sexta-feira, em conselho alargado, um encontro que se realiza quatro vezes por ano, e já terá sido comunicada informalmente aos accionistas do Banco Gallego.
Entretanto, o presidente do BES confirmou, durante a apresentação dos resultados do banco em 2012, que está a estudar esta aquisição e admitiu que o Banco Gallego é uma «hipótese, aquela que nos parece que está mais próxima».
«O Banco Gallego será colocado no mercado provavelmente entre março e abril. vamos estudar, mas temos de ter presente que, antes de tudo, os nossos rácios de solvência têm de estar robustos para fazer face a essa aquisição», explicou Ricardo Salgado, em conferência de imprensa esta terça-feira.