Partilhar Notícia

 


 

Patrocínio
Ferramentas
Estatísticas

 


 

Desemprego: «é assim tão difícil pôr pessoas a limpar matas?» (vídeo)

Publicado

João Salgueiro defende um plano de emergência para o desemprego. O economista não se chocaria ao ver pessoas com formação universitária na construção civil ou a limpar matas.

João Salgueiro não aparenta ter os 78 anos que estão no BI. Nem na aparência nem na agilidade de pensamento. Defende, num discurso sólido, enérgico, fluído, e, sobretudo, experiente, um plano de emergência para o desemprego. Um plano temporário que pode implicar ver doutores e engenheiros na «construção de rotundas». Chocante? «Depois da Segunda Guerra Mundial as pessoas fizeram isso. Trabalharam com as mãos». Um plano para pôr em prática enquanto o investimento, que tem de ser atraído, não cria novos postos de trabalho.

O economista é membro do Conselho Económico e Social e professor convidado da Universidade Nova de Lisboa. Foi ministro das Finanças (no governo de Pinto Balsemão, no início dos anos 80, antes da segunda intervenção do FMI no país), vice-governador do Banco de Portugal, e presidente da Caixa Geral de Depósitos e da Associação Portuguesa de Bancos.

A entrevista na TSF e Dinheiro Vivo começou pelo tema do corte permanente de 4 mil milhões de euros na despesa do Estado. Mas rapidamente foi parar ao desemprego. A erosão do número de postos de trabalho tem de ser combatido, diz o antigo ministro das finanças, em duas vertentes. Uma passa pela atração de investimento produtivo que «pague salários altos em funções qualificadas». Mas isto demora: «isto não vai absorver a mão-de-obra toda de repente» e, por isso, o governo deve avançar já com «um plano de emergência para as pessoas estarem ocupadas. Isso é o Keynesianismo. O Keynes dizia até - essa frase ficou célebre - "ponham metade dos desempregados a abrir buracos e a outra metade a tapá-los". O que interessa é que estejam ocupados».

«Há muito trabalho a ser feito»

O plano de emergência defendido por João Salgueiro assenta na ideia que há há falta de pessoal em muitas áreas: «Há falta de pessoas para cuidar dos idosos. Há todos os anos incêndios porque as matas não estão tratadas. É assim tão complicado pôr as pessoas a tratar das matas?».

Hugo Neutel
Ler Artigo Completo (Pág.1/3) Página seguinte

 

 


Reacções no Twitter

Comentários

Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. A TSF reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado



Siga-nos em
 

Pub 



Continente UVA D'OURO 2014 TSF 300x100
Cofidis 300x100 01-30 setembro
DESTAQUE LATERAL: Portugal Família - Prémio MAM
Douro Empreendedor - TSF Destaque
DESTAQUE LATERAL: Código verde
Pub 

Inquérito

 

Como é que o novo mapa judiciário vai afetar o funcionamento da Justiça?

Melhorar
Piorar
Deixar tudo na mesma
Outros Inquéritos
VotarVer Resultados

 


Futebol

Vídeos Liga
ver mais
Liga Zon Sagres
Resultados
Próx. Jornada
Classificação
1 - Rio Ave (9)
2 - V. Guimarães (9)
3 - FC Porto (9)
4 - Sp. Braga (7)
5 - Benfica (7)
6 - Belenenses (6)
7 - Marítimo (6)
8 - Sporting (5)
9 - V. Setúbal (4)
10 - Moreirense (4)
11 - Nacional (3)
12 - P. Ferreira (3)
13 - Académica (2)
14 - Arouca (1)
15 - Estoril (1)
16 - Gil Vicente (0)
17 - Penafiel (0)
18 - Boavista (0)
ver mais


Blogues TSF

 

 
·

 


 
·

 

 
·

 

 
·

 

 
·

 

 

Tempo em Lisboa

 

Dados fornecidos por Wunderground
Hoje
18º | 28º
Amanhã
18º | 26º
Quinta
17º | 27º
ver mais

 


 
Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled