Partilhar Notícia

 


 

Patrocínio
Ferramentas
Estatísticas

 


 

Extensão dos prazos para pagamentos deverá ser inferior a 15 anos

Publicado

O ministro das Finanças disse que a extensão dos prazos para os pagamentos dos empréstimos a Portugal e Irlanda será certamente inferior a 15 anos.

 

 

Falando no final de uma reunião dos ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin), na qual os 27 chegaram a um acordo de princípio sobre o prolongamento das maturidades dos empréstimos, solicitado por Lisboa e Dublin, Vítor Gaspar comentou que a possível extensão por 15 anos «antecipada» na véspera pelo ministro irlandês é apenas «uma posição negocial, e não uma previsão do que será o resultado dessa negociação», sendo mesmo «inconcebível».

O ministro sustentou que o importante é «favorecer as condições que permitam o próximo passo» no processo de regresso pleno aos mercados de obrigações, designadamente a emissão bem sucedida de uma emissão a 10 anos, e afirmou que «15 anos não é um resultado que seja concebível no final desta negociação», não sendo sequer necessário que a extensão seja tão longa, pois «são possíveis soluções mais modestas» para conseguir o objetivo de «alisar as concentrações de amortizações de dívida».

Lembrando que o que está agora sobre a mesa é «um mandato para a 'troika', que irá analisar as condições necessárias para assegurar uma saída bem sucedida do programa», Gaspar apontou que o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, e o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, «conjeturaram que poderá ser possível» chegar a uma decisão já no conselho informal de ministros das Finanças da UE a 12 e 13 de abril em Dublin.

«Isso seria um excelente resultado», disse o ministro, que fez questão de agradecer aos seus parceiros o «apoio politico generalizado» concedido a Portugal e Irlanda.

«O apoio político dos nossos parceiros europeus tem uma grande importância para nós e dá-nos garantias de proteção contra riscos na evolução da economia europeia e mundial, sendo que estes mecanismos de seguro e proteção estão dependentes do nosso cumprimento das condições acordadas com os nossos credores internacionais», apontou.


 

 


Reacções no Twitter

Comentários

Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. A TSF reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado



Siga-nos em
 

Pub 



DESTAQUE LATERAL: Saber Inovar 2014
Continente UVA D'OURO 2014 TSF 300x100
Cofidis 300x100 27-31 julho
DESTAQUE LATERAL: Portugal Família - Prémio MAM
Douro Empreendedor - TSF Destaque
DESTAQUE LATERAL: Código verde
Pub 

Inquérito

 

Estas férias vão ser muito diferentes das do ano passado?

Sim
Não
Sem opinião
Outros Inquéritos
VotarVer Resultados

 


Futebol

Vídeos Liga
ver mais
Liga Zon Sagres
Resultados
Próx. Jornada
Classificação
1 - Benfica (74)
2 - Sporting (67)
3 - FC Porto (61)
4 - Estoril (54)
5 - Nacional (45)
6 - Marítimo (41)
7 - V. Setúbal (39)
8 - Académica (37)
9 - Sp. Braga (37)
10 - V. Guimarães (35)
11 - Rio Ave (32)
12 - Arouca (31)
13 - Gil Vicente (31)
14 - Belenenses (28)
15 - P. Ferreira (24)
16 - Olhanense (24)
ver mais


Blogues TSF

 

 

 


 
·

 

 
·

 

 
·

 

 
·

 

 


 
Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled