TSF



 
 


 

Partilhar Notícia

 


 

Patrocínio
Ferramentas
Estatísticas

 


 

Extensão dos prazos para pagamentos deverá ser inferior a 15 anos

Publicado

O ministro das Finanças disse que a extensão dos prazos para os pagamentos dos empréstimos a Portugal e Irlanda será certamente inferior a 15 anos.

 

 

Falando no final de uma reunião dos ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin), na qual os 27 chegaram a um acordo de princípio sobre o prolongamento das maturidades dos empréstimos, solicitado por Lisboa e Dublin, Vítor Gaspar comentou que a possível extensão por 15 anos «antecipada» na véspera pelo ministro irlandês é apenas «uma posição negocial, e não uma previsão do que será o resultado dessa negociação», sendo mesmo «inconcebível».

O ministro sustentou que o importante é «favorecer as condições que permitam o próximo passo» no processo de regresso pleno aos mercados de obrigações, designadamente a emissão bem sucedida de uma emissão a 10 anos, e afirmou que «15 anos não é um resultado que seja concebível no final desta negociação», não sendo sequer necessário que a extensão seja tão longa, pois «são possíveis soluções mais modestas» para conseguir o objetivo de «alisar as concentrações de amortizações de dívida».

Lembrando que o que está agora sobre a mesa é «um mandato para a 'troika', que irá analisar as condições necessárias para assegurar uma saída bem sucedida do programa», Gaspar apontou que o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, e o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, «conjeturaram que poderá ser possível» chegar a uma decisão já no conselho informal de ministros das Finanças da UE a 12 e 13 de abril em Dublin.

«Isso seria um excelente resultado», disse o ministro, que fez questão de agradecer aos seus parceiros o «apoio politico generalizado» concedido a Portugal e Irlanda.

«O apoio político dos nossos parceiros europeus tem uma grande importância para nós e dá-nos garantias de proteção contra riscos na evolução da economia europeia e mundial, sendo que estes mecanismos de seguro e proteção estão dependentes do nosso cumprimento das condições acordadas com os nossos credores internacionais», apontou.


 

 


Reacções no Twitter

Comentários

Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. A TSF reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado



Siga-nos em
 

btn Banco Popular - TSF Destaque
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - TSF Destaque
NOS ConferênciaPrémioInovaçãoNOS - TSF Destaque
Pub 

Inquérito

 

Acha que a carta por pontos vai melhorar a forma como nos comportamos ao volante?

Sim
Não
Outros Inquéritos
VotarVer Resultados

 


Futebol

Vídeos Liga
ver mais
Liga Zon Sagres
Resultados
Próx. Jornada
Classificação
1 - Benfica (82)
2 - FC Porto (79)
3 - Sporting (73)
4 - Sp. Braga (55)
5 - V. Guimarães (52)
6 - P. Ferreira (47)
7 - Belenenses (45)
8 - Marítimo (44)
9 - Nacional (44)
10 - Rio Ave (43)
11 - Moreirense (40)
12 - Estoril (37)
13 - Boavista (34)
14 - Académica (29)
15 - V. Setúbal (29)
16 - Arouca (28)
17 - Gil Vicente (23)
18 - Penafiel (22)
ver mais


Tempo em Lisboa

 

Dados fornecidos por Wunderground
Hoje
º | º
Amanhã
16º | 27º
Domingo
17º | 27º
ver mais

 


 
Global Notícias - Media Group S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled