
Portugal e União Europeia conseguiram travar a aplicação de uma medida protecionista. A Casa do Azeite, que representa os produtores, congratula-se com a decisão.
É uma vitória da diplomacia económica portuguesa e europeia. Portugal e a União Europeia impediram a aplicação de uma medida protecionista que visava travar a entrada de azeite europeu nos EUA.
A proposta de lei estava a ser impulsionada congressistas luso-descendentes e previa adicionar o azeite à lista de produtos que têm de passar por uma série de análises à entrada nos Estados Unidos.
Portugal e a Itália seriam as principais vítimas desse proteccionismo já que os Estados Unidos são um dos maiores mercados para os dois países. 98 por cento do azeite consumido pelos norte-americanos é importado e o grosso da fatia tem origem na União Europeia.
Ouvida pela TSF, a secretária geral da Casa do Azeite fica satisfeita com a vitória da diplomacia económica portuguesa e europeia. Mariana Matos não esconde o alivio por esta decisão e salienta a importância deste mercado para os produtores portugueses.
(Notícia atualizada às 11h20 com reação da Casa do Azeite)