Um estudo publicado no site do Banco Central Europeu concluiu que o valor da fortuna de 1 por cento da população mais rica pode afinal ser mais elevado do que o previsto.
Corpo do artigo
Tendo em conta que nos inquéritos sobre a fortuna acumulada, as famílias mais poderosas têm tendência para não revelarem toda a verdade.
Assim, Philip Vermeulen, um economista do Banco Central Europeu (BCE) quis saber afinal qual o peso real da riqueza dos mais afortunados. Os resultados estão disponíveis no site do BCE.
Nos Estados Unidos, os inquéritos revelam que 1 por cento (%) dos mais ricos detinham 34% da riqueza total das famílias, mas o valor deve estar situado entre os 35% e os 37%.
Apesar da concentração da riqueza ser menor nos países da zona euro, as diferenças entre o resultados dos inquéritos e o estudo do BCE são evidentes.
Em Portugal, 1 por cento da população detém entre 25% e 26% da riqueza total. Entre os países da zona euro analisados, Portugal é o terceiro país com uma maior concentração de riqueza, apenas atrás da Alemanha e da Áustria.
Na Alemanha, os inquéritos indicam que 1 por cento da população concentra 24% da riqueza, mas o estudo do Banco Central Europeu diz que esse valor por chegar aos 33%.
Em Itália, os valores passam de 14% para 21% e na Holanda de 9% para 17%.