A operação realizou-se com uma taxa de juro média de 2,5062%. O valor está abaixo do praticado atualmente em mercado secundário. A procura superou em 1,88 vezes a oferta.
O ICGP confirmou hoje que colocou no mercado 1.250 milhões de euros em dívida a 10 anos, tendo a taxa de juro sido de 2,506%, o valor mais baixo alguma vez pago por Portugal nesta maturidade.
Na página da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP na agência Bloomberg, a instituição informa que a taxa de juro para os títulos a 10 anos foi de 2,506%, batendo um mínimo histórico, e que compara com a taxa de 2,92% registada na última emissão em janeiro.
A procura foi de 2.348 milhões de euros, 1,88 vezes superior à oferta.
No programa de financiamento do Estado para 2015, divulgado em janeiro, o IGCP, liderado por Cristina Casalinho, previu a emissão bruta de até 14.000 milhões de euros em dívida de médio e longo prazo durante o ano para cobrir as necessidades de financiamento.
Em janeiro, Portugal colocou no mercado 3.500 milhões em dívida a 10 anos e 2.000 milhões a 30 anos, totalizando os 5.500 milhões de euros.