A moção de Helena Roseta sobre a despenalização do aborto foi hoje rejeitada, durante o Congresso do Partido Socialista. António Guterres votou contra, dando o mote para a tendência geral dos delegados.
Foi rejeitada hoje, no XII Congresso do PS, a moção de Helena Roseta sobre a despenalização do aborto, que dividiu os delegados na votação mais renhida das moções sectoriais apresentadas.
Da mesa do congresso, António Guterres, Jorge Coelho e Almeida Santos votaram contra, dando o mote para a tendência geral dos delegados.
Nessa mesma mesa, apenas votaram a favor o líder parlamentar do PS, Francisco Assis, a deputada europeia Elisa Damião e a secretária-geral da Juventude Socialista, Jamila Madeira.
Após uma primeira votação em que o resultado ficou pouco claro, Helena Roseta exigiu a recontagem dos votos, alcançando 659 votos contra, 411 a favor e 267 abstenções.