Fátima, Samora Correia, Canas de Senhorim e Esmoriz podem passar hoje a concelho. A decisão vai ser avaliada pelos deputados na Assembleia da República, que também vai ponderar a inclusão da Tocha no pacote legislativo.
A criação do concelho de Fátima já estava agendada, mas a discussão desta terça-feira vai acabar por debater ainda a entrega do mesmo estatuto a Samora Correia, Canas de Senhorim e Esmoriz.
A principal polémica diz respeito à ascensão a concelho de Canas de Senhorim. A Câmara e Assembleia de Nelas não estão de acordo com esta hipótese, que alegam poder colocar em causa a viabilidade económica dos dois municípios.
«Criar o concelho de Canas de Senhorim, fazendo dois concelhos a três quilómetros um do outro e fazendo com que um deles esteja sem área, sem população e sem jeito, realmente é uma brincadeira de mau gosto que nós não compreendemos», explicou o presidente da câmara de Nelas, José Correia.
De todos os pedidos para subida a concelho só a proposta de Fátima parece ser consensual. Esmoriz e Samora também contam com o apoio dos órgãos autárquicos, mas Canas de Senhorim reúne menos apoios.
Os deputados vão ainda apreciar a inclusão da Tocha no pacote legislativo. A medida não conta com o apoio da distrital do PSD de Coimbra e da Câmara de Cantanhede. Os social-democratas criticam a falta de oportunidade política do projecto.
Apesar das divergências os outros quatro concelhos devem ser aprovados pela maioria PSD/CDS, mas só no caso de Fátima deve haver unanimidade.
O PS reuniu-se esta segunda-feira para discutir o assunto mas não chegou a consenso sobre a criação de novos concelhos. O tema deve ser desenvolvido num novo encontro da bancada socialista agendado para as 14:00 desta terça-feira.