A justiça texana prepara-se para executar esta noite dois homens condenados por assassinato, um deles com perturbações mentais. Este anúncio levanta uma questão: a de o Texas ser o Estado norte-americano onde a pena capital é mais aplicada.
Dois homens condenados por homicídio deverão ser executados hoje à noite. A execução da pena capital já levantou questões por este ser o Estado norte-americano - de que o candidato presidencial George Bush é governador - que mais pessoas executa anualmente.
As mortes de Brian Roberson, de 36 anos, e de Oliver Cruz, tido como deficiente mental, são ainda incertas depois de o Supremo Tribunal dos EUA ter hoje rejeitado os recursos apresentados e de o Departamento texano de Perdões ter votado negativamente os pedidos de clemência.
Roberson foi condenado à morte com injecção letal pela morte de duas pessoas em 1986 durante um assalto em Dallas e Cruz pelo rapto e assassinato de uma mulher da Força Aérea em San António, em 1988.
As suas execuções serão as vigésima sétima e oitava este ano no Texas. A última esperança dos homens reside em Rick Perry, que tem estado no lugar de Bush durante a campanha eleitoral.
O porta-voz do departamento de Justiça Criminal do Texas, Larry Fitzgerald, anunciou que Roberson será executado primeiro. «Cruz vai estar à espera numa segunda cela, entrando imediatamente a seguir para ser executado. Não há necessidade de arrumar a zona de execução», disse.
Esta pode ser a terceira execução dupla a ter lugar no Texas nos últimos 50 anos. As datas das execuções são ditadas pelos juízes e decorrem no mesmo dia apenas por coincidência.