O ministro do Interior espanhol, Angel Acebes, afirmou, esta quinta-feira, que o Batasuna será integrado na lista pública de organizações terroristas da União Europeia (UE), provavelmente em finais de Maio ou princípios de Junho.
Angel Acebes (na foto), ministro do Interior espanhol, afirmou, esta quinta-feira, que o Batasuna será incluído na lista pública de organizações terroristas da União Europeia (UE).
O ministro, que participou no conselho de ministros da Justiça e Interior da União Europeia, em Bruxelas, deixou claro que a medida resultará da próxima reunião do organismo, encarregado de actualizar aquela lista, desde que a documentação apresentada por Espanha seja considerada suficiente.
«Estou absolutamente convencido de que a documentação apresentada por Espanha será suficiente», prosseguiu Angel Acebes.
O ministro do Interior espanhol informou, igualmente, que o partido Sozialista Abertzaleak vai ser ilegalizado «mais tarde ou mais cedo», como de resto aconteceu com o «Batasuna e todos os disfarces utilizados pelo grupo terrorista ETA», a organização separatista basca.
Angel Acebes respondia, desta forma, à rejeição, na quarta-feira, pelo Parlamento basco, da proposta do Partido Popular de dissolver o grupo parlamentar do Sozialista Abertzaleak, nascido do antigo Batasuna.
«Se mudaram de nome no dia seguinte, (a verdade é que) são as mesmas pessoas», vincou.