Barack Obama disse ao programa televisivo "Bom dia, América", da ABC, que espera que o padre Terry Jones, da Flórida, ouça os apelos de indivíduos e organizações que lhe pedem que mude de ideias.
«Se ele estiver a ouvir, eu espero que compreenda que o que se está a propor fazer é completamente contrário aos nossos valores como americanos», disse.
«Este país foi construído na noção de liberdade e tolerância religiosa», acrescentou o presidente norte-americano.
«Quero que ele perceba que esta forma de atrair as atenções, de que ele tem falado, pode fazer perigar enormemente os nossos jovens, homens e mulheres, em uniforme», realçou Obama.
O presidente apelou ainda: «Veja, isto é um filão de recrutamento para a Al-Qaeda. Nós podemos ter violências sérias em lugares como o Paquistão e o Afeganistão».