Esta conferência, que tem a presença de Kofi Annan, tem o apoio de vários partidos políticos, mas conta com a desconfiança das associações de vítimas do terrorismo e do Partido Popular.
Corpo do artigo
A cidade de San Sebastian acolhe, esta segunda-feira, uma conferência de três horas onde pode sair um apelo para um cessar-fogo definitivo da ETA.
Esta conferência, organizada por uma associação local e pelo grupo de contacto encarregue de certificar a trégua dos separatistas da ETA, conta com a presença de Kofi Annan, Nobel da Paz e ex-secretário-geral da ONU.
A reunião terá ainda a presença de protagonistas do processo de paz na Irlanda do Norte e do antigo chefe de gabinete do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.
Apesar de ter sido saudado por vários partidos políticos, várias associações de vítimas do terrorismo e o Partido Popular desvalorizam esta conferência por acharem que não faz sentido comparar o problema basco com o que ocorreu na Irlanda do Norte e na África do Sul.
Um porta-voz do maior partido da oposição espanhola considerou que as conferências de paz funcionam quando há duas partes em conflito, o que não acontece no País Basco onde, na sua opinião, há terroristas e vítimas.
Por seu lado, o porta-voz do governo espanhol disse respeitar a iniciativa, mas assinalou que a paz só irá ser possível quando a ETA decidir deixar as armas de uma fez por todas.