Os países da Zona Euro chegaram a acordo para aumentar o fundo de resgate da moeda única para um bilião de euros, tendo sido reduzida a dívida grega em cem mil milhões de euros.
Corpo do artigo
Os 17 países da Zona Euro chegaram a acordo para aumentar o fundo de resgate da moeda única de 440 mil milhões para um bilião de euros, anunciou o presidente francês.
«Foi um acordo difícil, mas muito importante para estabilizar os mercados», afirmou Nicolas Sarkozy, ao fim de uma maratona negocial de dez horas em Bruxelas e que terminou às 4:00 desta quinta-feira.
Foi também conseguido um acordo relativo à redução da dívida da Grécia em cem mil milhões de euros, o que, segundo Sarkozy, implica que os bancos aceitaram perdas «um pouco acima» dos 50 por cento.
«Poderia ter sido uma catástrofe, mas não nos poderíamos dar ao luxo de não chegar a um acordo», acrescentou o presidente francês, que confirmou que o Banco Central Europeu apoiou esta decisão tomada por Bruxelas.
Comentando este acordo, o primeiro-ministro grego considerou que «este é um novo dia para a Grécia». «Esperamos também seja um novo dia para a Europa e que o pior já passou», acrescentou Georges Papandreou, após o final desta reunião.