A embaixada do Reino Unido em Teerão foi tomada de assalto por dezenas de manifestantes, sem a oposição da polícia iraniana, noticiam as agências internacionais.
Corpo do artigo
Os manifestantes entraram hoje na embaixada do Reino Unido em Teerão, sem oposição da polícia, e substituíram a bandeira britânica pela iraniana, noticiaram agências internacionais.
[Youtube:dHFboVlnt9g]
Os manifestantes, que protestavam contra as sanções impostas pelo governo britânico ao Irão, subiram o muro em volta da embaixada, partiram os vidros e entraram na representação, lançando objectos e documentos pelas janelas, segundo imagens transmitidas pela televisão estatal em directo.
As forças antimotim que protegiam a embaixada não intervieram para impedir o ataque, que ocorreu quando várias centenas de manifestantes, que a televisão classificou como estudantes, protestavam em frente da representação diplomática exigindo o seu encerramento e a expulsão do embaixador.
No domingo, o parlamento iraniano aprovou uma lei que reduz as relações diplomáticas iraniano-britânicas ao nível de encarregado de negócios e prevê a expulsão do embaixador britânico no prazo de duas semanas.
A decisão foi tomada em retaliação das novas sanções económicas decididas pelo governo britânico, em concertação com os Estados Unidos e com o Canadá, na sequência da publicação do relatório da Agência Internacional de Energia Atómica segundo o qual Teerão está a desenvolver actividades para vir a fabricar armas nucleares.