O Reino Unido enviou um contratorpedeiro para o estreito de Ormuz numa altura em que tem vindo a crescer a tensão com o Irão, informou hoje o Ministério da Defesa britânico.
Corpo do artigo
O contratorpedeiro "HMS Daring", tipo 45, o mais novo da Marinha britânica, fará com esta viagem a sua primeira missão, acrescentou.
Ainda que o destacamento já estivesse previsto, coincide com um aumento de tensão devido à intenção do Irão de realizar manobras navais na zona do estreito, que ameaçou encerrar.
Pelo estreito de Ormuz passa uma sexta parte do petróleo mundial e a ameaça do Irão de impedir a navegação na zona surgiu como represália ao aviso do Ocidente de que pode deixar de importar petróleo iraniano devido às atividades nucleares de Teerão.
O ministro da Defesa britânico, Philip Hammond, advertiu o regime de Teerão de que qualquer tentativa de bloquear o estreito será considerada "ilegal e não terá êxito".
O "HMS Daring" está equipado com mísseis antiaéreos Sea Viper e tem capacidade para transportar helicópteros tipo "Chinook".