O presidente eleito de França vai reunir-se com a chanceler alemã, Angela Merkel, em Berlim, «um dia depois» da tomada de posse, ou seja, a 16 de maio, afirmou hoje o diretor da campanha de Hollande.
Corpo do artigo
Em declarações à estação televisiva France 2, o diretor da campanha de François Hollande, Pierre Moscovici, disse que a chanceler alemã «convidou [o presidente eleito] para ir a Berlim, onde se deslocará logo depois de assumir as suas funções, no dia seguinte, antes de ir aos Estados Unidos» para onde também já foi convidado pelo presidente norte-americano, Barack Obama.
Em conferência de imprensa, Moscovici tinha já dito que o novo chefe de Estado francês se iria reunir com Angela Merkel «muito rapidamente (...) logo depois do 15 de maio», dia da tomada de posse de François Hollande, no Eliseu.
Moscovici disse ainda que o convite do presidente norte-americano é um "sinal de uma consideração muito forte» para com Hollande.
François Hollande foi eleito no domingo Presidente da França, com 51,67 por cento dos votos, derrotando Nicolas Sarkozy e tornando-se no primeiro presidente socialista de França em quase duas décadas.