O exército sírio está a usar crianças nas operações contra os rebeldes. Os menores, detidos e torturados, são usados como escudos humanos. Denúncia estende-se também aos rebeldes.
Corpo do artigo
Um relatório das Nações Unidas diz que as crianças da Síria estão a ser usadas pelas tropas do regime, mas também pelas forças da oposição. São detidas, torturadas, usadas como escudos humanos e assassinadas em massacres.
A representante especial da ONU para as Crianças e Conflitos Armados disse à BBC que saiu da Síria com relatórios «horríveis» e que nunca tinha visto uma situação semelhante, envolvendo crianças, em nenhum outro conflito.
Radhika Coomaraswamy conta que recolheram testemunhos sobre crianças, que foram colocadas em tanques e usadas como escudos humanos para que as forças rebeldes não disparass. Os relatos falam, ainda, em crianças com mesno de dez anos que foram torturadas, amarradas, espancadas, queimadas e sujeitas a choques eléctricos.
O documento da ONU salienta que os maus tratos não são exclusivos das tropas do regime, os rebeldes do Exército de Libertação da Síria também são suspeitos de recrutar menores para tarefas na linha da frente dos combates.