Numa mensagem enviada ao presidente Jacob Zuma, o chefe do Governo português destacou o «impressionante legado que Nelson Mandela deixou como homem e estadista, marcando indelevelmente o nosso tempo».
Corpo do artigo
O primeiro-ministro português considerou que Nelson Mandela «será uma referência inspiradora para as gerações futuras» e declarou ter recebido a notícia da morte do ex-presidente da África do Sul «com profundo pesar».
Numa mensagem enviada ao atual presidente sul-africano, Pedro Passos Coelho evocou ainda o «impressionante legado que Nelson Mandela deixou como homem e estadista, marcando indelevelmente o nosso tempo».
«Recordamos para sempre o decisivo contributo de Nelson Mandela para o fim pacífico do 'apartheid', para uma das mais notáveis e bem-sucedidas transições políticas da história contemporânea e para o lançamento das fundações da nova, democrática e multiétnica África do Sul», acrescentou.
Na mensagem enviada a Jacob Zuma, Passos Coelho sublinhou ainda que «Portugal encontrou a cada passo em Nelson Mandela um amigo cuja perda será sentida por todos os Portugueses, estejam eles na África do Sul, no nosso País ou espalhados pelo globo».