A explosão de uma bomba no interior de um templo no centro de Banguecoque terá causado pelo menos 22 mortos e 123 feridos. Ministro da Defesa diz que alvo eram estrangeiros, para "causar danos no turismo" do país.
Corpo do artigo
A polícia tailandesa confirma a morte de 10 tailandeses, um filipino e um chinês na sequência de uma explosão num templo em Banguecoque. As autoridades confrimam estes 12 mortos, e mais outros quatro, sem no entanto divulgar a nacionalidade dessas quatro pessoas. Mas a imprensa tailandesa fala em 22 vítimas mortais. O número de feridos é de 123, diz a polícia.
"Posso confirmar que foi uma bomba, mas ainda não posso dizer de que tipo, estamos a confirmar", declarou à AFP o porta-voz da polícia tailandesa, o Tenente-General Prawut Thavornsiri.
[twitter:633270693535305728]
A explosão aconteceu às 19:00 horas locais (12:00 horas de Lisboa) no exterior do Templo de Erawan, no bairro de Chidlom da capital tailandesa. Uma segunda bomba foi desativada e há receio da existência de um terceiro dispositivo, avança a CNN e a Sky News.
[twitter:633265942328406016]
O ministro da Defesa tailandês, em declarações citadas pela France Press, diz que o objectivo dos bombistas erta atingir "estrangeiros" para assim afectarem o sector do turismo.
[twitter:633290122524495872]
O barulho de um trovão - é assim que os moradores descrevem a explosão, de acordo com a Sky News. As Imagens mostram uma enorme bola de fogo laranja e as pessoas a fugir pela rua.
A correspondente da BBC em Hong Kong escreveu no Twitter um apelo a que se desloquem para o local tradutores de mandarim, dizendo ela que a maior parte dos feridos são turistas da China e de Taiwan.
[twitter:633284371047317505]
A bomba terá explodido numa mota e aconteceu numa zona onde costuma haver protestos e manifestações. Fontes oficiais adiantam que será mais forte a probabilidade de se tratar de um ataque dos islamitas separatistas do sul do país do que um ataque terrorista vindo de fora.
Contactado pela TSF, o secretário de Estado das Comunidades José Cesário disse que ainda não tem informações disponíveis quanto aos cidadãos portugueses que vivem ou estão de visita à Tailândia.
O Templo de Erawan, dedicado à divindade hindu Brahma, é bastante popular, sendo até visitado diariamente por milhares de devotos budistas. O edifício situa-se na principal rua da zona comercial da cidade, e é rodeado por três centros comerciais de grandes dimensões.