
PSP
Direitos Reservados
Segundo fonte da PSP, a última viatura a avariar sofreu um pequeno incêndio devido a um problema eléctrico. A ASPP fala em «centenas de viaturas imobilizadas por falta de manutenção».
Corpo do artigo
A PSP deixou de dispor de automóveis para fazer a patrulha em cinco freguesias do centro histórico do Porto, depois de três destas viaturas se terem avariado numa semana, indicou fonte desta força policial à TSF.
Esta fonte confirmou que a última viatura a avariar sofreu um pequeno incêndio devido a um problema eléctrico, o que deixa estas freguesias apenas com patrulhamento a pé.
Em declarações à TSF, o presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia, Paulo Rodrigues, entende que é preocupante que uma zona com muita gente, incluindo estrangeiros, fique sem patrulhamento feito por automóveis.
«As viaturas são essenciais para o patrulhamento. Não é que estejamos contra o patrulhamento apeado, mas a verdade é que a celeridade e a capacidade de reacção da polícia tem a ver com a capacidade de responder às necessidades dos cidadãos», explicou.
Paulo Rodrigues confirmou ainda que «centenas de viaturas estão imobilizadas por falta de manutenção» em todo o país, por falta de «capacidade financeira para resolver todas as situações com as viaturas».
«Como é evidente, isto traz alguns constrangimentos à própria dinâmica da PSP», acrescentou este dirigente da ASPP, que diz que vão sendo encontradas formas de deslocar viaturas de uma esquadra para outra para que nenhuma fique sem automóveis.