Cavaco Silva deu posse a três novos secretários de Estado, Jorge Barreto Xavier, para a Cultura, João Grancho, para o Ensino Básico e Secundário, e Manuel Rodrigues, para as Finanças.
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, decidiu separar as pastas das Finanças e do Tesouro, criando uma nova Secretaria de Estado das Finanças, ocupada pelo vice-presidente do PSD Manuel Luís Rodrigues, mantendo-se Maria Luís Albuquerque como secretária de Estado do Tesouro, tendo tomado posse nesta nova pasta.
Esta foi a segunda mudança no elenco do executivo PSD/CDS-PP liderado por Pedro Passos Coelho e a maior, ao fim de 16 meses de governação.
Jorge Barreto Xavier, professor no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) substitui Francisco José Viegas, enquanto João Grancho, diretor-regional de Educação do Norte, vai para o lugar de Isabel Silva Leite.
Francisco José Viegas e Isabel Silva Leite sairam do Governo a seu pedido, o primeiro por razões de saúde e a segunda por motivos pessoais, segundo fonte oficial do Executivo.