
Emissão Especial da TSF no Metro do Porto
TSF/António Barbosa
A 7 de dezembro de 2002 começava a primeira e curta viagem do Metro do Porto. Atualmente, a rede tem 67 quilómetros divididos por seis linhas e transporta 200 mil pessoas por dia.
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No dia em que fez a primeira viagem, o Metro do Porto tinha uma só linha de 12 quilómetros, entre a Trindade e o Senhor de Matosinhos, e 18 estações. Atualemente, a rede tem quase 67 quilómetros, seis linhas e 81 estações.
A dimensão do projeto é facilmente demonstrada com um número: o investimento global foi de 2.600 milhões de euros. Segundo dados da empresa, até 2035 os benefícios económicos, sociais e ambientais podem chegar aos oito mil milhões de euros, mais do triplo do investimento.
Quando foi adjudicado era o maior projeto no setor dos transportes em toda a União Europeia (UE).
Numa década, o metro do Porto transportou 380 milhões de clientes. Atualmente, em média são transportados 5 milhões por mês e num dia útil viajam 200 mil clientes.
As carruagens do metro percorreram, desde 2002, 53 milhões de quilómetros, mais de mil e 300 voltas à terra.
A empresa calcula que deixaram de ser emitidas 60 mil toneladas de dióxido de carbono e 13 mil automóveis abandonaram as estradas diariamente.
Quanto aos passageiros do metro do Porto, um estudo realizado este ano mostra que o que mais desagrada aos clientes do metro é o preço das viagens e que a pontualidade é elogiada pela maioria.
Através dos resultados deste estudo é também possivel traçar o perfil do cliente tipo. Mulheres com menos de 35 anos, de classe média e com habilitações médias ou superiores são quem mais viaja no metro do Porto.
Este estudo, encomendado pela empresa, foi realizado em abril e em que foram ouvidos mais de 800 clientes.
Numa escala de zero a 100, a taxa de satisfação é ligeiramente superior a 80%, subiu um ponto em relação ao ano anterior.
A maior dos clientes do metro do porto, quase 60%, tem entre os 15 e os 34 anos. Mais de 20 têm um curso superior. O número de clientes que admite já ter sido multado por viajar sem pagar aumentou do ano passado para este: de 10 passou para 17%.
Segundo este estudo, os estudantes viajam sobretudo na linha entre Santo Ovídio e o Hospital de S. João.
Do total dos clientes inquiridos, 96% dizem que vão continuar a utilizar o metro do Porto.