
Metro em Vila do Conde
Global Imagens/José Mota
O ano passado, ficou adiado o projeto de expansão com a suspensão do concurso para a construção da segunda fase da rede. Um cancelamento que deixou, mais uma vez, Trofa à espera do metro que chegou a Vila do Conde em 2006.
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Até outubro de 2011, mês em que foi inaugurada a estação de Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, a rede do metro do Porto cresceu: seis linhas que percorrem 67 quilómetros e por onde se espalham 81 estações.
Em maio de 2011, o Governo de José Sócrates decidiu suspender o lançamento do concurso para a construção da segunda fase da rede. Ficava adiado o projeto de expansão que resultaria na construção de mais 40 quilómetros de linha e 40 estações.
Para trás ficou um dos objetivos da primeira fase: a extensão do metro à cidade da Trofa. Com a promessa do metropolitano, o concelho deixou de ter uma das linhas de comboio para o Porto. Mas do metro nem sinal. O descontentamento da população justificou mesmo o boicote nas últimas legislativas. Antes, algumas freguesias tinham feito o mesmo nas eleições presidenciais.
Joana Lima, presidente da autarquia da Trofa, lembra o compromisso que ficou por cumprir e embora não ignore as dificuldades que o país enfrenta, espera que o projeto seja retomado em 2014.
Já em Vila do Conde, o cenário é diferente. O concelho conta com o metro desde 2006 e desde então mudou a vida dos habitantes.