
Global Imagens
O PS enviou ontem cartas ao PCP e ao BE a propor reuniões para discutir coligações em alguns municípios nas próximas eleições autárquicas. PCP e BE ainda não receberam a missiva.
Corpo do artigo
Na carta a que a TSF teve acesso, o Secretariado Nacional do PS diz que o partido «concorre com listas próprias na esmagadora maioria dos 308 concelhos, mas expressa a sua disponibilidade e abertura para, excecionalmente e nalguns concelhos onde o interesse das populações o justifique, proceder à formação de coligações de esquerda».
A carta, que convida o partido Comunista e o Bloco de Esquerda para reuniões, foi enviada ontem. No texto, assinado pelo dirigente do Secretariado Nacional, Miguel Laranjeiro, afirma-se que a cooperação entre os partidos de esquerda será um sinal de esperança para os portugueses.
«A cooperação entre os partidos de esquerda, em projetos de dimensão concelhia, num momento tão dramático da vida dos portugueses e onde as políticas sociais são tão urgentes será um sinal de esperança que daremos aos portugueses que clamam por mudança», refere o texto.
O PS deixa claro que estes acordos serão excecionais e podem acontecer sobretudo em concelhos até aqui governados pelo PSD ou por coligações entre social democratas e centristas.
Contactados esta manhã pela TSF, tanto o PCP como o Bloco de Esquerda referem que ainda não receberam a carta do PS e por isso não fazem, para já, qualquer comentário.
Notícia atualizada às 10h00