
O ex-presidente do Instituto Nacional de Administração, Valadares Tavares, diz que uma maior transparência na gestão das aquisições de bens e serviços pode poupar mil milhões de euros.
Em declarações à TSF, o ex-presidente do Instituto Nacional de Administração, Valadares Tavares, alerta o Governo para a ineficácia de uma tabela salarial única para a Função Pública feita em tão pouco tempo.
Valadares Tavares, também professor do Instituto Superior Técnico, diz que a alternativa pode passar por maior transparência e controlo nos contactos de bens e serviços da administração pública. Uma medida que o ex-presidente do Instituto Nacional de Administração diz que pode poupar ao Estado mil milhões de euros.
No dia do regresso da "troika" a Portugal por causa do buraco financeiro aberto pela inconstitucionalidade de quatro normas do Orçamento do Estado, Valadares Tavares, que faz parte da Associação Portuguesa de Mercados Públicos, diz acreditar que será dificil encontrar em tão pouco tempo uma solução para criar uma tabela salarial única para a Função Pública, porque fazer reformas exige tempo. Há por isso o risco de acontecer o que aconteceu com algumas normas do Orçamento do Estado.
Na carta que Pedro Passos Coelho enviou à "troika" fica expressa essa ideia de uma tabela única, assim como a convergência da lei laboral e dos sistemas de pensões do público e do privado.
Atualmente já existe uma tabela salarial única, mas que deixa de fora algumas carreiras.