Para esta corrente à qual pertence Ana Drago, os maus resultados do Bloco de Esquerda «não são um reflexo de fatores externos», mas algo que está ligado à «acumulação de erros não corrigidos».
A corrente Fórum Manifesto, à qual pertence Ana Drago, decidiu, este sábado, em assembleia geral, abandonar o Bloco de Esquerda e contribuir para «novas plataformas políticas abrangentes».
A decisão, apoiada por uma larga maioria dos membros deste fórum, está relacionada com os maus resultados do Bloco de Esquerda «que o conduziram à magra expressão eleitoral obtido nas últimas eleições europeias».
Para a Fórum Manifesto, estes maus resultados «não são um reflexo de fatores externos», mas algo ligado à «acumulação de erros não corrigidos, inscritos numa orientação política que divorciou crescentemente o BE do seu potencial eleitorado».
A corrente fundada por Miguel Portas adiantou ainda como razão para esta desvinculação o facto de Bloco de Esquerda dar cada vez mais a ideia de estar «virado para si próprio» e estar «centrado no protesto», sem abertura para o diálogo e a procura de soluções com outras forças políticas.