Os advogados, os autarcas e os funcionários judiciais vão juntar-se hoje em Lisboa contra o novo mapa judiciário. Hoje é o primeiro dia das férias judiciais e o último dia da vida de 20 tribunais.
Corpo do artigo
No dia de arranque das férias judiciais 2014, o Povo da Justiça junta-se a autarcas de todo o país, por impulso da Ordem dos Advogados. Para o início da tarde está marcada uma concentração em Lisboa contra o novo mapa judiciário.
A Ordem dos Advogados espera que a concentração faça a ministra e o Governo repensar as reformas na justiça, mais orientadas para os cidadãos.
A manifestação contra o mapa judicial vai ter participantes de vários pontos do país, especialmente dos locais que ficam sem tribunal, oficialmente a partir de Setembro, mas na prática desde hoje.
Em Murça, no distrito de Vila Real está um dos tribunais que fecha as portas para sempre. Desde o início do ano que o povo local tem chamado à atenção do Governo, exigindo a permanência da casa da justiça.
Nas últimas eleições europeias, em Maio, nenhum eleitor do concelho votou como forma de protesto.
Como Murça, estão Sever do Vouga, Fornos de Algodres, Monchique, Ferreira do Zêzere, Penela, Portel, Meda, Bombarral, Cadaval, Castelo de Vide, Mação , Sines, Paredes de Coura, Boticas, Sabrosa, Mesão Frio , Armamar, Resende e Tabuaço.
A manifestação de hoje está marcada para as 14:30, em frente da Assembleia da República.