
DR
O ministro da Educação prometeu resolver as falhas até ao fim de semana, mas pelo que constatou a TSF, uma semana depois, continua a haver falta de professores nas escolas de muitos municípios .
Continua por normalizar a situação nas escolas que estão sem professores. Os docentes que já estavam colocados tiveram de sair depois de publicado o novo concurso da Bolsa de Contratação de Escola.
Em Matosinhos, por exemplo, segundo dados da Câmara Municipal, continuam a faltar cerca de uma centena de docentes. O núcleo das associações de pais fala em cerca de 20% dos alunos (mais de 2500) ainda sem professores.
São falhas confirmadas pelo vice- presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas. Filinto Lima diz que nas escolas está tudo igual ao que se passava no início da semana, mas ainda assim espera que esta sexta-feira surjam novidades.
Também Eduardo Lemos, o presidente do Conselho de Escolas, um orgão consultivo do Ministério e que reúne vários diretores, explica que continuam à espera da colocação dos professores. Uma visão que é partilhada pelo presidente da Associação Nacional dos Diretores Escolares (ANDE), Manuel Pereira.
Contactado pela TSF, o Ministério da Educação diz que é cedo para fazer um balanço antes de existirem resultados, previstos ainda para esta semana, da reserva de recrutamento e da bolsa de contratação.