
Legionela
DR/Wikipedia
A Direção Geral de Saúde informou em comunicado que desde ontem foram reportados 45 novos casos com ligação ao surto de Vila Franca de Xira. No total, verificaram-se, até agora, 278 doentes confirmados dos quais faleceram cinco.
«Os inquéritos epidemiológicos continuam a decorrer, mas toda a evidência sugere que o surto está circunscrito às freguesias de Póvoa de Santa Iria, Forte da Casa e Vialonga, em Vila Franca de Xira, zonas às quais se ligam todos os casos identificados. Não há indícios de extensão do risco de doença para lá da zona já delimitada», informa a Direção Geral de Saúde (DGS) no comunicado.
A DGS acrescenta que as «investigações que procuram determinar a fonte de contaminação continuam a decorrer em estreita colaboração entre os Ministérios da Saúde e do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia com a participação de outras agências como o Instituto Português do Mar e da Atmosfera».
A DGS reitera também que «não existe risco de transmissão entre pessoas. Tudo indica que a existência de casos no estrangeiro, tal como foi noticiado durante o dia de hoje, também esteja ligada a este surto».