A Solvay Portugal, um das empresas localizadas na Póvoa de Santa Iria, confirmou que as análises efetuadas deram um resultado positivo para uma possível existência de contaminação na fábrica.
Corpo do artigo
Em comunicado enviado à TSF, a empresa diz que já foram tomadas medidas de prevenção e que por indicação das autoridades foram parados todos os equipamentos suspeitos. Foram ainda realizados tratamentos específicos de prevenção não apenas na Solvay mas em todas as empresas suspeitas.
Dos 120 trabalhadores, a Solvay revela que apenas um foi infetado por legionela. Do pessoal externo há uma outra pessoa infetada, ambos vivem na freguesia de Forte da Casa.
A empresa de produtos químicos e farmacêuticos sublinha que sempre controlou e é controlada externamente em todos os processos de produção de modo exigente e sem olhar a custos.
Até ao momento, esclarece a empresa, não existe nenhum facto concreto que permita imputar qualquer responsabilidade à Solvay pela origem desta crise, pelo que diz que vai aguardar com serenidade e confiança os resultados da investigação em curso.