Francisco George considera que as populações das 3 freguesias de Vila Franca de Xira podem estar mais descansadas agora. O foco do surto de legionela está mais perto de ser encontrado.
Corpo do artigo
No Fórum TSF, o Diretor-Geral de Saúde reconheceu que é «precipitado afirmar que todos os focos do surto de legionela estão assinalados, mas as fontes que já foram identificadas estão seladas», garantiu Francisco George.
As equipas, esclareceu, ainda, têm sido reforçadas e pela análise de dados novos, há uma fase clara de desaceleração, «temos do 1º dia para o 2º, um aumento de quase 200%, depois há descida. Há uma percentagem que vai sendo menor todos os dias. Apesar de haver casos novos eles são menos do que na véspera».
Quanto às medidas de prevenção, estas «vão sendo aliviadas, a rede de água pública foi sendo «limpa». Agora estamos mais seguros que há menos problemas, por isso, as medidas podem ser aliviadas», explicou Francisco George no Fórum TSF. O Diretor-Geral de Saúde está hoje mais otimista e está convencido que o pior do surto de legionela já passou. Estamos numa fase de desaceleração da epidemia.