
Gerardo Santos/Global Imagens
António Costa diz que a Troika agora em Portugal é constituída por Passos Coelho, Paulo Portas e Cavaco Silva. É a resposta do secretário geral do PS , ao comentário do vice primeiro ministro ao plano macroeconómico do PS.
Ontem, Paulo Portas afirmou que o plano macroeconómico apresentado pelo PS pode vir a significar um novo memorando de entendimento.
À saída da reunião do grupo parlamentar socialista, António Costa garantiu que o PS constitui uma alternativa à austeridade, sublinhando que essa alternativa é "realista e não conformista."
O secretario geral do PS comentou ainda as palavras do economista Mário Centeno à TVI.
Na entrevista, o coordenador do estudo encomendado pelo PS, admitiu que a idade de reforma dos portugueses pode continuar a ser adiada. António Costa diz que a ideia não faz parte do relatório apresentado sublinhando que Mário Centeno apenas se referiu à lei já existente.
Insistindo que as empresas que têm muitos lucros e um peso de mão de obra menor vão ter de contribuir mais para a Segurança Social do que as empresas que tenham a cargo menos mão de obra.
O secretario geral do PS foi ainda questionado sobre algumas dúvidas de militantes que ontem, na comissão politica, se manifestaram preocupados com a descida da TSU, que pode significar mesmo sustentabilidade da segurança social.
António Costa diz que a reação dos socialistas ao documento tem sido "globalmente muito positiva."