Ana Gomes quer saber se Governo tem garantias escritas de que não passaram prisioneiros por Portugal

A eurodeputada socialista, Ana Gomes, quer saber se o Governo de Lisboa tem garantias escritas e documentos que comprovem que os voos da CIA que passaram por Portugal não transportavam prisioneiros para Guantanamo.
Em causa a lista oficial, com o carimbo do ministro dos Transportes e Obras Públicas e que confirma aos deputados que entre Julho de 2005 e Dezembro do ano passado atravessaram o espaço aéreo português 56 voos da CIA com destino ou com origem em Guantanamo.
O Governo diz que 55 eram militares e apenas um correspondia a um voo civil, razão usada pelo Executivo para explicar porque é que não foram fiscalizados.
Ana Gomes, entrevistada há pouco pela TSF, diz que esta lista não a surpreende até porque a falta de cooperação do Governo nas várias vezes em que foi confrontado com esta questão dos voos da CIA demonstrava que algo estava errado.
A eurodeputada socialista acrescenta que o Governo não pode continuar a dizer que não há indícios de irregularidades e tem mesmo de explicar porque é que continuou a autorizar a passagem de voos militares por território português.