Segundo adianta, a NASA prevê desenvolver uma pequena nave espacial que cairá directamente na atmosfera do Sol, a aproximadamente 6,5 milhões de quilómetros da superfície da maior estrela do sistema planetário terrestre.
Com esta nova tentativa para se aproximar do Sol, a agência espacial quer aprofundar o estudo sobre elementos que não puderam ser investigados até agora.
As experiências planeadas para a nave solar Probe Plus foram desenhadas para resolver a duas questões específicas da física solar: «Porque é que a atmosfera exterior solar é muito mais quente do que a superfície visível do Sol; e de que forma o vento solar afeta a Terra e o sistema solar?», explicou o responsável da NASA Dick Fisher.
Fisher assegurou que os cientistas têm procurado dar resposta a estas perguntas durante décadas e espera que esta missão possa pôr fim a estas incógnitas.
A nave terá um revolucionário escudo térmico composto de carbono que lhe permitirá suportar temperaturas superiores a 1400 graus centígrados e explosões de radiação intensas.
Comentários
Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. A TSF reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.
Utilizador Registado Utilizador Não Registado
Reacções no Twitter
Últimas
+ Vistas
+ Comentadas
+ Pesquisadas
Inquérito
Apesar das metas orçamentais, foram tomadas medidas para salvaguardar os sectores mais frágeis?
Futebol
Blogues TSF
Tempo em Lisboa